DICAS PARA  AJUDAR VOCÊ NA ESCOLHA CORRETA DA ÁRVORE  QUE PRETENDE PLANTAR

coloque o mouse em cima da foto e tenha as informações ou click para ampliá-la

Que árvore devo plantar em minha cidade?

Sabemos muito os valores que tem uma árvore para o Meio Ambiente. Mas quando vamos plantar uma árvores não encontramos informações necessárias para escolher a espécie correta para o local onde iremos plantá-la. Esta matéria pretende ajudar as pessoas que se preocupam com o Meio Ambiente e querem contribuir para que ele seja preservado sem ter aborrecimentos futuros.

Escolha ao lado a árvore que

mais se adapte ao seu imóvel

Benefícios das Árvores - As Árvores atraem pássaros e polinizadores. Refrescam o ambiente e aumentam a umidade do ar. As árvores absorvem gás carbônico. Cada árvore consome em média 180 kg de CO2 por ano, o que reduz consideravelmente os efeitos desse gás no nosso planeta. Cada árvore plantada é uma enorme contribuição para o combate ao efeito estufa

As arvores ajudam na manutenção e recuperação da capacidade produtiva do solo, conservam os lençóis freáticos, preservam as margens dos rios, por isso da importância de se preservar matas ciliares e arborizar as margens dos rios e ribeirões que cortam as cidades. 

Temos que ter essa consciência, que

devemos plantar árvores, mas acima

de tudo, gostar das árvores, gostar

de tê-las em nosso quintal, calçada,

nas praças, nos parques e nas matas. 

Quem gosta planta. Mas plantar o quê?

Qual árvore plantar?

É essa a questão. Gostar de árvores não

é sair por ai plantando qualquer espécie

que vem em mente. Ou por achar que é

bonita, que tem flores lindas. Não é por ai.

Alguns aspectos têm que ser levados em conta:

Qual o bioma da sua região? Por exemplo, se for Cerrado, o mais adequado é plantar árvores do Cerrado. Se numa região de cerrado você planta árvores nativas da Mata Atlântica poderá ter problemas futuros já que as árvores não terão um desenvolvimento natural, por ser de outro bioma. Teria que se adaptar e geralmente sofre modificações devido a diferenças climáticas. Árvores exóticas, de outros biomas ou países, são consideradas invasoras, podem inclusive desequilibrar o meio ambiente e prejudicar o desenvolvimento da fauna nativa.

Conheça o porte da árvore que quer plantar. Procure saber se ela tem raízes agressivas, se estouram asfalto, calçadas e danificam as redes elétricas e tubulações, o Ficus é uma espécie que pode trazer problemas futuros pois as raízes dele danificam os sistemas de esgoto.

Se forem plantar árvores frutíferas na sua calçada, veja antes se o tipo de fruto produzido pela árvore não traria problemas. Por exemplo, um pé de abacate em sua calçada geraria problemas sérios quando os frutos caírem ao chão porque levaria risco de escorregões e acidentes aos pedestres. Manga também, bem como e outras frutas cujas polpas e cascas são escorregadias se ficarem no chão. 

Em todas as cidades tem técnicos e órgãos especializados na área de meio ambiente. Antes de escolher uma árvore para plantar em sua calçada, procure a Companhia de Água, a empresa de Luz e a Prefeitura de sua cidade. Também pode procurar o IEF e Ong´s ambientais se tiver em sua cidade. Veja antes a opinião deles.

Abaixo segue uma lista de árvores ideais para plantio em locais com pouco espaço
Abaixo segue uma lista de árvores ideais para plantio em locais com bastante espaço

Espécies que não são aconselháveis o plantio por causar problemas

A Murta-de-cheiro é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas, a murta-de-cheiro apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros, perenes, brilhantes e de coloração verde-escura. A murta-de-cheiro é sensível a cochonilhas, pulgões, nematódios, mosca-branca e clorose férrica. Além disso é hospedeira do psilídeo Diaphorina citri, transmissor do Greening dos Citros (doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter americanus). Esta doença causa sérios prejuízos econômicos à citricultura.

Ficus benjamina é uma árvore perene de 10-15 metros de altura, nativa da India, China, Filipinas, Tailandia, Austrália e Nova Guiné. Cuidado ao usar esta árvore! Ela  é muito usada como planta ornamental dentro e fora de casa.  É usada em vasos e tolera ambientes ventosos, frio, inverno rigoroso, verão quente e seco, ou seja, é super resistente e o seu grande problema é o sistema radicular super agressivo.  As raízes desta árvore entopem canos, arrebentam os vasos (mesmo os de cimento), rompem calçadas e as raízes vão causando o maior estrago por onde se alastram. Também é provida de raízes aéreas. Esta espécie de Ficus benjamina,  exótica, quando pequena até se pode cultivar em vasos, mas conforme crescem vão ficando enormes e não se deve replantar em qualquer lugar em função das raízes poderosas e do tamanho adulto da árvore. Se for plantar no solo, plante em locais grandes, sem calçadas, sem redes elétricas aéreas, nem tubulações de qualquer espécie.

Visitas

ZecaGarcia

Estância Piraju

By ZecaGarcia - e-mail zecagarcia51@gmail.com