A Cidade

Localizada na região sudoeste do estado de São Paulo, às margens do rio Paranapanema - único rio não poluído do estado, o município de Piraju caracteriza-se pela grande extensão de áreas verdes e exuberantes paisagens naturais.

A natureza abundante, clima tropical agradável durante todo o ano, as inúmeras cachoeiras e cascatas, corredeiras e remansos, represa locais para pesca e prática de esportes náuticos, tornaram possível para este município ser considerado Estancia Turística em 05/07/2002 (LEI Nº 11.198 - Projeto de lei nº 346/99, do
deputado Antonio Salim Curiati).

Piraju tem 137 anos de emancipação política elevada a Município pela Lei n.o 111, de 25 de abril de 1880. Mas por decreto/lei foi alterada a data da comemoração no mandato do Prefeito Quinzinho Camargo de 69/72 para 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, com uma festa tradicional e procissão fluvial.

O clima ameno, em virtude do Vale do rio Paranapanema, a topografia de ondulada a ondulada forte e a existência de extensas matas nativas e áreas reflorestadas, paralelamente a existência de três represamentos por barragem de hidrelétrica, deixam o município com muita heterogeneidade em paisagens, propiciando um turismo dinâmico e rico em ambientes. 

Sua área urbana contempla exuberantes praças, haja vista grandes investimentos e planejamentos urbanísticos, ocorridos nos anos 50 e 60 do século passado, valorizando o antigo 'slogam' da cidade: "Piraju Cidade Jardim". A bacia do Paranapanema, especialmente os compartimentos diretamente decorrentes da ação do rio, também guarda um patrimônio cultural extremamente valioso: os sítios arqueológicos pré-históricos, que registram um povoamento humano de antiguidade ao redor de sete milênios. As pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo, por meio do Centro Regional de Arquitetura Ambiental (pertencente ao Museu de Arqueologia e Etnologia da USP), proporcionaram o cadastramento e o estudo de mais de cem sítios arqueológicos localizados no território do Município de Piraju.

O Rio Paranapanema é o orgulho da comunidade local, idéia totalmente consolidada desde há muito tempo. O arranjo da cidade, em acrópole sobre o rio, compõe o cenário de perfeita harmonia. Para os pirajuenses, o rio Paranapanema é sinônimo de meio ambiente, de ecologia. É um bem de uso comum da sociedade local, que serve das suas águas em múltiplo sentido. Sem dúvida, as bases do turismo estão alicerçadas no patrimônio ambiental e paisagístico, na arqueologia indígena e no patrimônio edificado decorrente do ciclo do café, como por exemplo: o complexo arquitetônico da antiga estação ferroviária, projeto assinado pelo engenheiro Ramos de Azevedo, a maior expressão da arquitetura brasileira do início de século XX; a Escola Estadual Ataliba Leonel; a casa que pertenceu ao General Ataliba Leonel; entre outros.

 

 

Dicas de "O que fazer em Piraju":

                                                                   (click nas setas <  > para mudar as fotos)

Visitas

ZecaGarcia

Estância Piraju

By ZecaGarcia - e-mail zecagarcia51@gmail.com